5 passos para criar a sua visão de futuro

Muito tem se falado sobre o futuro do trabalho e visão de futuro. As publicações sempre focam em tecnologia, inteligência artificial. Afirmam com toda certeza que robôs vão substituir empregos e profissões, de operários a CEOs.

Não temos ideia em quanto tempo toda essa revolução pode acontecer. Muitas mudanças radicais já fazem parte da nossa vida. E já percebemos também que empregos convencionais pouco a pouco desaparecem.

Conforme converso com amigos e profissionais, percebo que independente de você trabalhar como empregado, ter carteira assinada, fazer parte de uma multinacional ou ser prestador de serviços, é fundamental ter mentalidade empreendedora e de alta performance.

Eu acredito em um futuro onde não apenas existirá evolução da tecnologia. Mas também na evolução da moral e da consciência dos indivíduos. Aí está a grande oportunidade de um futuro próspero.

A partir do momento que você se coloca como protagonista da sua história e deixa de ser vítima, você é co-criador do seu futuro. Você se torna capaz de projetar quem será daqui 5, 10 ou 20 anos. 

Não importa se a automação, a inteligência artificial e outras tecnologias estão eliminando postos de trabalho em ritmo alucinante e amedrontador. 

O que você precisa saber e acreditar é que novos formatos de trabalho surgirão e as qualificações exigidas a partir de então serão outras. 

Mas aumentam as chances de você se reinventar, ter um trabalho com significado. Mais qualidade de vida, ter um propósito, se permitir viver a vida com plenitude, ter relações harmoniosas e ser feliz.

Existe um segredo que você precisa saber. O futuro é de quem tem clareza das suas habilidades, dos seus talentos, interesses, personalidade, competências… O autoconhecimento é um grande aliado para todos os indivíduos.

“No futuro trabalharemos para aprender, enquanto hoje aprendemos para trabalhar” — Tendências Singularity 2017

O futuro acontece no hoje

Cada dia que passa, tenho mais certeza de que o futuro acontece no hoje. Não podemos mais esperar o dia perfeito, estarmos prontos. Precisamos entrar em ação no momento presente e com intenção. Sua intenção é a semente que cria o seu futuro. Sem isso, você não tem visão de futuro e não chegará a lugar nenhum.

Você está aonde você se coloca”, disse Prem Baba, líder espiritual, no TED Talk onde ele fala que autoconhecimento deveria ser política pública.

O erro que cometemos é que não temos essa consciência. Sempre dizemos que estamos onde estamos por causa dos nossos pais, da educação que tivemos, da situação do governo, da falta de oportunidade na empresa em que trabalhamos, a falta de tempo em função dos filhos… Enfim… Caímos na armadilha de obstáculos que impedem você de estar no momento presente e com muita facilidade nos colocamos no papel de vítima, o que nos paralisa.

Sua visão de futuro

Para criar sua visão de futuro e ser protagonista da sua história, você terá que ter coragem, ser observador de si próprio e forçar-se a viver experiências que te tiram da zona de conforto. E projetar seu futuro pode ser divertido e muito mais fácil do que você imagina.

Existem diferentes ferramentas e atividades que podem te ajudar a planejar sua visão de futuro. Você pode fazer visualizações, coaching e programas de autodesenvolvimento. Terapia, meditações guiadas, atividades de journaling (escritas) e brainstorming.

Conversar com amigos, sair para jantar e falar sobre sonhos com sua família. Fazer mapa astral… Enfim… Eu citaria dezenas de formas convencionais e alternativas que podem funcionar para você projetar o futuro.

Nossa visão de futuro é o que nos motiva, são sonhos transformados em metas, parte de um planejamento de modelo de negócio pessoal.


Leia também

5 habilidades para criar metas e ser líder da sua carreira

Viajando de motorhome: como criar metas com uma experiência inusitada


Hoje, eu quero trazer para você uma forma divertida, mas, ao mesmo tempo, poderosa de co-criação da sua visão de futuro em 5 passos.

Você terá a oportunidade de criar um “vision board” (quadro de visão, em tradução livre). Ele é uma ferramenta visual, simples de ser feita e com um efeito motivacional incrível.

Mas, na prática, o que são os “vision boards” e como podem ajudar na hora de construirmos uma visão de futuro com propósito?

É comum ver comparações entre eles e aquelas colagens tradicionais que aposto que você já viu sendo usadas como decoração. Mas um vision board é muito mais do que uma coisa legal que você pode pendurar na sua parede.

Ele pode ajudá-lo se concentrar, manter o foco e a clareza acerca de um objetivo de vida específico que você queira alcançar. Nesse quadro você pode juntar imagens, fotos e o que mais você acredite que represente o que você quer ser, fazer ou ter em sua vida pessoal e profissional.

Visão de futuro
Um exemplo de vision board, que mistura imagens e texto que visam um objetivo na sua vida, criando uma visão de futuro. Foto: Colleen Galvin/Flickr (CC BY 2.0)

Escolhendo as imagens certas, o vision board pode funcionar para você como:

– um lembrete constante de como exatamente a sua vida pode ser se você se mantiver determinado e motivado a cumprir essas metas.

– uma maneira possível de criar uma visão de futuro simples, visual e fácil de entender sem usar muitas palavras.

– um grande aliado nos dias mais difíceis, quando tudo parece dar errado. Lá estará o plano ideal de onde você quer chegar.

– um quadro motivacional no momento que você se sente perdido, sem noção de futuro, zero planejamento e organização e não faz ideia de por onde começar a buscar tudo isso.

Como você pode expressar e criar uma visão de futuro com a ajuda desses quadros?

Importante: antes de começar, tenha com você: fotos, cartolinas, revistas, papel colorido, canetinha, cola e qualquer outro material que você tiver disponível na sua casa. Esteja inspirado e de bom humor, coloque uma música bacana e entre em ação.

5 passos para você criar sua visão de futuro com um vision board

Quer começar agora a seguir os 5 passos para criar o seu quadro de visualização? Então assista ao vídeo e não esqueça de deixar o seu like e de se inscrever no canal do TGI Today no YouTube!

1) Seja específico na sua meta. Essa dica vale para determinar qualquer tipo de meta, não somente aquela que o seu vision board irá representar.

Para ser considerada boa, sua meta precisa ser S.M.A.R.T: specific, measurable, attainable, relevant, time based. Ou seja: específica, mensurável, atingível, relevante e ter limite de prazo. Quer um exemplo?

Ter como objetivo do seu vision board apenas “melhorar de vida” não vai permitir que você construa um quadro detalhado, executável e específico. Isso porque existem milhares de maneiras de se melhorar de vida, mas apenas algumas delas correspondem ao seu estilo de vida, personalidade e recursos.

Determinar que quer “receber R$ 3.000,00 esse mês para estar tranquilo com as contas todas pagas”, por outro lado, é um bom objetivo. Com ele você sabe que precisa executar ações que o levem a ter esse dinheiro no final do mês. Isso faz com que você exclua ou deixe de lado tudo aquilo que não o ajude a atingir essa meta.

2) Enxergue o seu objetivo com clareza. Feche seus olhos e procure imaginar a sua meta em todos os seus detalhes. Qual a sua aparência? Sensação? O que você escutará quando atingi-la?

Ter todos os seus 5 sentidos trabalhando no momento de determinar o seu objetivo é muito importante. Quando você o faz, está antecipando o sentimento de já tê-lo completado antes mesmo de começar. Saber quão bem você pode se sentir graças a essa meta atingida é um estímulo e tanto para manter o foco, não é?

Por exemplo: você é um executivo em transição de carreira e, em um ano, quer ter duas profissões. Deseja ter um home office, usar roupas diferentes da que você veste atualmente. Viajar para estudar, tirar férias em um lugar exótico, enfim… Crie e imagine tudo que você idealiza e sonha, sem filtro, mas com responsabilidade.

3) Acredite de verdade na conclusão do seu objetivo. De que adianta ter todo o trabalho de fazer um vision board, determinar sua visão de futuro, e estar constantemente pensando “Nunca vou conseguir fazer isso!”? Sim, você consegue!

Lembra lá no começo que você criou uma meta S.M.A.R.T? Deixe os pensamentos negativos de lado, agarre-se aos positivos. Você pode e vai atingir a sua meta porque no passo anterior você sentiu como será quando conseguir fazê-lo e foi um sentimento ótimo. E quem é que não quer se sentir bem consigo mesmo? Leia mais sobre como desenvolver esse pensamento de alta performance em 5 frases. 

4) Monte seu quadro. Use o que quiser para criar o seu quadro e a sua visão de futuro. Revistas, livros, citações. Fotografias e até mesmo objetos são bem vindos. Dê um nome ao quadro que resuma exatamente o que pretende atingir com ele.

E, novamente, é ótimo buscar envolver todos os seus sentidos. Use imagens, cheiros que estejam relacionados ao seu objetivo podem funcionar como estímulo olfativo.

Para o quadro, busque objetos que você possa tocar e que fiquem próximos ao seu quadro… Seja criativo, divirta-se, mas é importante, você saber que, para construir essa visão de futuro através do quadro, você precisa ter um objetivo muito claro, caso contrário, ficará um quadro lindo com imagens lindas, mas distante da sua realidade.

5) Mergulhe no que você criou. TODOS OS DIAS, escolha o período que quiser e gaste no mínimo 5 preciosos minutos olhando o quadro. Pense que o que está à sua frente é o motivo pelo qual você está batalhando tanto no trabalho, por exemplo. E que valerá a pena quando você finalmente conquistar aquilo que determinou como meta.

Tenha sempre em mente que esse quadro de visão do futuro é algo que você REALMENTE terá e não um sonho distante.

E o que diferencia esse objetivo de todos os outros que você pode ter abandonado ao longo da vida? A grande diferença é que, para atingir essa meta, você está tomando iniciativas e medidas práticas para que ela aconteça.

Dicas finais:

– Divirta-se. A vida existe para ser ótima, não se contente com o mediano.

– Se você quiser criar um quadro do casal ou familiar, convide-os a fazerem com você.

– Se o seu quadro tiver metas individuais, faça sozinho (a). Não peça ajuda a ninguém, apenas respeite os seus objetivos e interesses.

– Deixe seu “visual board” num local que você veja TODOS OS DIAS, para não deixar de lado a meta estabelecida.

– Fotografe seu “visual board” e poste aqui nos comentários e na sua rede social, divida e compartilhe seus sonhos com a gente do Thank God it’s Today.

Ah, reserve um tempo o quanto antes para criar o seu quadro. É muito urgente!

Seu tempo é limitado. Não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não se prenda pelo dogma que é viver limitado ao resultados das ideias de outras pessoas. Não deixe o barulho externo, da opinião dos outros sufocar sua voz interior. E o mais importante: tenha a coragem de seguir o seu coração e a sua intuição” — Steve Jobs


Treinamento gratuito para iniciar sua transição de carreira! Acesse agora!

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

Hugs & Kisses
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today