Viajando de motorhome: o que você pode aprender com essa experiência

Bem vindo! Vou dividir com você o que aprendi viajando de motorhome e ainda 10 perguntas para você criar seu plano de ação para 2018! Começamos o ano de uma forma diferente, talvez até um pouco inusitada, viajando de motorhome (uma casa sobre rodas) pela Califórnia.

Em alguns momentos achei que a viagem nem aconteceria. 2017 foi um ano muito difícil em todos os sentidos. Passei por questionamentos, perrengues, doenças em família, novos treinamentos, ufa… Quanta provação e, ao mesmo tempo, quanto mindfulness, resiliência e inteligência emocional para conseguir agradecer tudo e virar a chave.

Uhuhu! Chegou 2018! Aquele novo suspiro de esperança e muita motivação.

Férias!!! Recarregar as baterias é fundamental! Férias existem para espairecermos, fazermos um reset, olharmos para o que fizemos de bacana, onde erramos e o principal: no que devemos melhorar e focar.

O período entre o Natal e Ano Novo, ao menos para mim, é um momento de muita reflexão e desenho de um plano de ação, metas pessoais e profissionais junto com o meu marido e minhas filhas! Sabe aquele momento em que o papel está em branco? É assim que me sinto, pronta para desenhar.

Cada um por si e todos por um!

Viajando de motorhome: descubra tudo o que aprendi nessa jornada

A gente passa dias conversando sobre nossos projetos e objetivos, combinando entre a gente nossos sonhos e o que cada um vai focar como meta.

Sim, você pode até dizer que para mim é mais fácil. Afinal, além de profissional de planejamento estratégico por mais de 20 anos, sou coach e tenho as ferramentas perfeitas que nos ajudam a colocar em ordem esses pensamentos.

Realmente, eu tenho essa vantagem e o meu objetivo aqui é dividir com você algumas dicas para que de uma vez por todas você seja protagonista da sua história e viva com mais propósito todos os dias.

Eu tenho certeza que você pode se organizar e ainda ir além, ajudar a sua família a ter mais foco. Vamos lá? Além dos meus aprendizados nestes 20 dias viajando de motorhome, vou compartilhar 10 perguntas para ajudar você a criar seu plano de ação para 2018!

Conexões no mundo todo

A vida corporativa me trouxe muitos amigos no mundo todo e como gosto de fazer conexões, aproveitei um dos dias que estivemos em Los Angeles para encontrar amigos. Independente do lugar do mundo em que vivem, pessoas legais estão sempre por perto!

Já no início da viagem, um amigo, o André, que hoje é diretor de criação da Disney e mora em Los Angeles, me ensinou a melhor expressão que passou a ser o mote da nossa viagem: estamos de v “IDA”, afinal, a vida não tem replay. Ou seja, precisamos vivê-la todos os dias e sempre olharmos para a frente, não dá para voltar, então a partir daí nossa jornada passou a ter apenas IDA.

#1 pergunta: com quais pessoas que você gostaria de se reconectar neste ano?

Viajando de motorhome, lembrei-me também do que aprendi em abril de 2017, quando realizei uma imersão no Centro de Felicidade do Butão e Satish Kumar, fundador da Schumacher College, nos questionou sobre sermos peregrinos ou turistas.

Naquele momento, escolhi ser peregrina e ensinei a minhas filhas e meu marido que, para que nossa viagem fosse leve a partir daquele momento, teríamos que controlar nossas expectativas para não termos tantas frustrações e deveríamos aceitar que estávamos fazendo algo novo, que poderíamos gostar ou não.

Essa expressão, junto com a que aprendi com Satish Kumar no Butão, de que somos peregrinos e não turistas fez que levássemos a experiência em viajar em um motorhome de forma leve e simples.

#2 pergunta: em quais momentos do seu dia você deve praticar o desafio de ter menos expectativa e estar mais presente?

Pé na estrada viajando de motorhome

Viajando de motorhome - TGI Today

Recém casada, [momento melancolia], lembro-me que fazíamos viagens de moto. Em uma das aventuras, já cortei meu cabelo curtinho para não ter que me preocupar com trabalho de fazer tranças, colocar e tirar o capacete e certamente dezenas de nós feitos pelo vento.

Cabelo curto, o mínimo de roupa e pé na estrada. Alguns dizem que isso é maluquice, mas para mim foi apenas uma experiência, talvez desapego e curtir o momento. Aprendi que nestas viagens e ao longo da vida fica o que é essencial. O que não é a gente precisa deixar ir!

#3 pergunta: o que fica e o que você precisa deixar ir?

Depois de alguns anos, minhas filhas nasceram, me dediquei muito como executiva em multinacionais, as viagens eram mais curtas e descobri que seria impossível caber nós quatro em uma moto. Mas o espírito de aventura, de viver novas experiências, de viajar e de ser livre nunca foi embora.

Chegou o grande dia, nós quatro viajando de motorhome. O que seria a partir dali, para onde vamos, como funciona, será que dá para dormir, o ar condicionado e aquecimento funcionará? Como colocar gasolina e o esgoto? A ansiedade misturada com alegria e frio na barriga de nos aventurarmos em algo novo preencheu o primeiro dia.

Adrenalina, desafio e sentir-se fazendo algo novo pela primeira vez é bom demais!

#4 pergunta: quando foi a última vez que você fez algo novo?

Recebo muitas mensagens de pessoas que gostariam de ter feito ou de fazer, mas tem medo. O medo existe para nos proteger, para termos cautela, mas não para nos impedir de realizar nossos planos!

Minha dica é: vai com medo mesmo, melhor se arrepender daquilo que você fez do que daquilo que deixou de fazer! O tempo é o bem mais precioso do mundo. Uma vez utilizado, não volta, use-o de uma maneira que seja inesquecível e que te traga sensações especiais!

Lifestyle – Estilo de vida

Descobri que viajar de motorhome é um estilo de vida, não é para todo mundo, mas para aqueles que gostam da natureza, de silêncio, fazer fogueira, estar em lugares inóspitos, observar as estrelas, assistir ao pôr-do-sol, ler um livro, conversar, sonhar ou até mesmo estar como estou agora: escrevendo um e-mail sob a luz do luar!

Viver esta experiência é para quem sabe viver bem consigo próprio. Não existem muitas distrações, pelo contrário: a presença é fundamental. Percebi que a grande maioria das famílias que conhecemos são de bem com a vida e, principalmente, têm muito propósito.

O propósito destas famílias é tão grande que estão estampados nos motorhomes. Conhecemos os sun seekers, (buscadores do por-do-sol), o imagine (imaginação), o do your life’s work (faça o trabalho dos seus sonhos)… Enfim: fiquei encantada com tanta mensagem vibrando em outdoors que circulam por quatro rodas.

Fiquei pensando sobre quais palavras eu estamparia em meu motorhome e logo me vieram as mesmas que venho dizendo nos últimos anos, desde que montei o Thank God it’s Today: be the change.

Eu escreveria bem grande: “seja um agente de transformação”. Nossa, como eu desejo e quero que você seja reconhecido e conquiste seus objetivos, mas, para isso precisa mudar, ter coragem de assumir seus valores e viver o seu propósito todos os dias!

#5 se eu te perguntar: qual seria a sua palavra, ou a sua frase, o que você estamparia bem grande no seu motorhome para que todos vissem?

A arte de colaborar

Viajando de motorhome, descobri que a jornada só acontece se existir colaboração! Não é sobre mim, meus interesses pessoais, desejos e vontades, mas sim sobre nós. Estamos juntos 24 horas por dia, dormirmos e acordarmos praticamente confinados em uma latinha, em um espaço físico limitado!

Muito mais que o estilo de vida descontraído e descompromissado, é necessário planejamento, extrema organização, comprometimento e prática da arte da convivência: amor, respeito, paciência, empatia, acordos e colaboração.

Cada um de nós era responsável por algumas tarefas, assim mantínhamos nosso lugar limpo, organizado e atingiríamos nosso objetivo comum de estar em harmonia e viajarmos de férias de um jeito inusitado.

A arte da convivência junta-se a da colaboração e cooperação entre todos os “iguais”, ou seja, uma grande comunidade se forma e todos se ajudam, dividem, prestam auxílio aos vizinhos, se cumprimentam e estão dispostos a cooperar mesmo sem ser chamado ou pago para isso.

#6 pergunta: o quanto você está pronto para colaborar? Será que você está mais focado nos seus interesses pessoais ou coletivos?

O poder do desapego

Viajando de motorhome, entendi que você não precisa de quase nada material, mas de muito espiritual, emocional e clareza do seu poder pessoal. Ficar sem TV já não é algo assustador, mas ficar consigo próprio e com a sua família todos os dias, de manhã, à tarde e à noite, para muitos pode ser um desafio.

É ouvir histórias, estar aberto para conhecer pessoas, conversar por horas, abrir seu coração, escutar o outro e no dia seguinte talvez não encontrar mais. Muito similar aos amigos que você faz durante voos. Bate papos incríveis que duram aquele momento e acabam! É assim, apenas estar presente, viver o momento e não esperar nada.

“Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho. Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de você. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo. Não se agarre a nada. Agarrar-se a causa de sermos inconscientes”

— OSHO

#7 pergunta: o quanto você está pronto para ser mais e ter menos?

Anjos existem, basta você estar presente para observar mais e julgar menos

Quando estávamos viajando de motorhome, vivíamos mais atentos e observadores, ao menos para mim foi assim. Pelo que percebi, encontrei pelo menos 3 anjos ao longo desta viagem enquanto escrevo esse e-mail para vocês, ainda terei mais uma semana até o retorno ao Brasil.

Anjos canadenses! Os conhecemos em nossa primeira parada, em um estacionamento do Wallmart, onde pernoitaríamos. Um casal de idosos com um filho excepcional, missionários canadenses já bastante experientes em viagens de motorhome, estacionou ao nosso lado e conversamos sem pressa, afinal, lá passaríamos a noite e é sempre bacana conhecer vizinhos.

Fazia muito frio, nos despedimos com o sentimento de que está tudo bem pernoitar por aqui, mas… Quando menos esperávamos, à meia noite, a segurança nos informou que o estacionamento fecharia e que lá não poderíamos ficar!

Desespero por alguns segundos, coração batendo forte, o sentimento de e agora, para onde vamos, permaneceu até abrirmos a cortina e vermos o motorhome dos nossos “anjos canadenses” nos esperando para nos guiar e juntos fomos ao novo local.

#8 pergunta: o quanto você está disposto a pedir ajuda e entender que as vezes tudo pode dar errado?

Economize para sua aposentadoria

O segundo anjo que encontramos pelo caminho viajando de motorhome, em Palm Desert, foi o Mark, que nos contagiou com sua alegria de viver e sua clareza sobre a simplicidade das coisas.

Mark, um senhor de 62 anos, em seu carrinho de golf veio nos dar bom dia. Com sua voz grave, estilo locutor de rádio AM, perguntou para onde iríamos. Eu usei nossa frase: “Mark, não temos muito planos, estamos de v“IDA”.

Ele nos contou que sua vida era maravilhosa, vive em um motorhome e trabalha durante as temporadas nos campings. Mark nos disse que agradece a vida que tem. E que o segredo do sucesso é fazer aquilo que você gosta! Ele nos contou que não precisa de muito para viver e que o que ele realmente ama é ajudar as pessoas durante sua estadia no camping.

Resolvi fazer uma lista de dicas do anjo Mark:

1) Gaste apenas em cartão de débito, não gaste mais do que você tem
2) Tenha um saving (poupança, mas nunca a utilize, deixe para sua aposentadoria)
3) Atenção: se você tem, gaste. Se não tem, não gaste
4) Agradeça a Deus todos os dias
5) Faça o que você ama cada vez mais
6) Desapegue, a vida é muito simples.
7) Eu amo comer bem, eu como muito bem”

Eu queria ter gravado essa conversa, foi sensacional. Mas fiquei com vergonha de pedir para ele repetir tudo aquilo que tinha sido dito de forma tão espontânea!

#9 pergunta: o que você tem feito para economizar para sua aposentadoria? O seu estilo de vida hoje será o mesmo daqui há 10 anos?

Sorria e você receberá um sorriso

Viajando de motorhome - TGI Today

Imagine você sentar-se ao lado de uma pessoa que abre um sorriso e você retribui, mas aquele sorriso não tem quase nenhum dente na boca!

Foi assim o encontro com a anjo mexicana. Estávamos sentados no metrô em San Diego, em apenas uma estação, ela olhou para mim e para minha família e disse: “Vocês são uma família muito linda!”.

Naquele momento, eu sorri e retribui com um obrigada! Ela continuou: “Suas filhas são lindas, os meus filhos já cresceram. Eu vejo que tem muito amor, continue assim. Dê amor as suas filhas e mesmo quando elas arrumarem namorados, elas sempre voltarão para casa. O amor faz todos ficarem juntos sempre!”.

Um sorriso sem julgamento nos trouxe uma mensagem linda e preciosa. Ser observadora me fez decodificá-la como sendo uma mensagem de um anjo.

#10 pergunta: quantos anjos passam pela sua vida, te trazem mensagens e a sua pressa, o preconceito, o egocentrismo não lhe permitem decodificar a mensagem?

Amanheceu e mais uma vez estamos de v“IDA”

Convido você a fazer de 2018 um ano cheio de novas experiências. Não precisa sair por aí viajando de motorhome se não for a sua praia. Mas faça dele um ano no qual você seja capaz de ser cada dia melhor. E impactar o outro apenas sendo você! Seja um “anjo” de um outro alguém, um simples sorriso pode fazer toda a diferença!

Esteja sempre de v”IDA”, mas com foco, planejamento e propósito. Estarei aqui o ano todo e você pode escolher ir muito além em 2018!


Treinamento gratuito para iniciar sua transição de carreira! Acesse agora!

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today