Como ter calma em momentos de estresse?

Hoje vou trazer para você algumas dicas práticas para você ter calma em momentos de estresse com um pouquinho mais de leveza.

Sim, rotinas mudaram, a gente não sabe do futuro. Não tem clareza de quando a rotina vai voltar ao normal.

Talvez exista um novo normal. Mas a única coisa que é possível a gente controlar neste momento é como nós vamos reagir a todos esses fatos.

Esses fatores externos, COVID, economia, são situações que nós não controlamos.

Que provavelmente geram estresse, ansiedade, angústia, raiva, medo e frustração. O que nós podemos fazer agora é escolher como vamos reagir.

E aí sim aprender a ter calma em momentos de estresse poder lidar e enfrentar todas essas situações com mais sabedoria.

Como ter calma em momentos de estresse?

Para cultivar essa calma interna, eu acredito na ferramenta de meditação. Pratico meditação mindfulness há mais de 10 anos, através das práticas a gente é capaz de cultivar um pouco mais de clareza mental.

Um pouco mais de bem estar, mesmo com todo esse cenário de incerteza, a gente pode escolher como vai reagir àquele fato.

Uma dica rápida para você ter calma em momentos de estresse: é você pausar por 1 minuto ou alguns segundos e simplesmente respirar.

Assista ao meu vídeo e confira as dicas!

Mas fazer uma respiração consciente, fazer uma respiração profunda. onde você observa todo o caminho que a respiração faz no seu corpo, onde ela acontece.

A nossa respiração está muito curta hoje em dia, por isso o estresse, a ansiedade. Agora quando você faz uma respiração mais longa, você vai começando a perceber o quanto talvez angustiado você estava e você nem desconfiava.

Por que eu falo para você fazer ao menos 120 segundos, ou seja, dois minutos de respiração?

Porque isso é o suficiente para você inibir a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse, no seu organismo.

Então, se você estiver muito, muito estressado ou recebeu uma notícia muito negativa, antes de qualquer reação, cultive um pouco da sua calma e da sua paz interna.

Pause e respire por dois minutos. Isso vai fazer com que você comece a trazer um pouco mais de consciência para o seu momento presente.

Assim vai em seguida poder dar continuidade em tudo o que você deseja fazer.

Então essa é a dica muito rápida: para cultivar a calma, respire. Para diminuir a produção desse hormônio do estresse, respire por pelo menos dois minutos de forma consciente.

Como começar a praticar a respiração consciente?

Comece também a praticar meditação. Talvez num primeiro momento você fale “Isso não é para mim”. “Não sei como começar”.

No meu canal a gente vai dar essas dicas, para que a gente possa ter uma vida mais equilibrada e que a gente possa escolher como reagir a esses fatos que gente não controla.

Confere aqui embaixo a playlist com vídeos de meditação mindfulness para iniciantes e comece hoje!

Só existe uma escolha, que é o autodesenvolvimento. Fazer essa escolha consciente, de vivermos de forma mais tranquila, mais em paz.

Porque a partir do momento que você se sente melhor e mais equilibrado o seu entorno, todas as pessoas convivendo na sua casa, no seu trabalho, na sua família, também vão observar e vão sentir isso.

Você vai ser capaz de ser exemplo para essas pessoas, então comece em você. Comece fazendo essas práticas de respiração, mesmo que não perfeitas, ao menos faça.

Feito é melhor do que perfeito. Comece. Se não hoje, quando? Se não você começar, quem vai começar por você? É isso o que a gente sempre fala no conceito do Thank God It’s Today: hoje é o grande dia para você dar o primeiro passo. Para tudo.

Aproveite esse momento para começar a se testar em algo novo. Para você começar a cultivar a calma interna, pause e respire.


Desenvolva sua atenção plena hoje! Clique aqui e baixe gratuitamente nossa prática de atenção plena.

Faça parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today! 

Hugs & Kisses
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today