O dia perfeito é hoje: primeiro passo em direção aos seus sonhos

“Me dou o direto de recusar serviço a qualquer pessoa”. No dia em que li esta frase, no fim de 2013, aos 36 anos, minha vida mudou completamente. O primeiro passo em direção aos em direção aos meus sonhos.

Quatro meses antes, no dia 1 de setembro, eu viajava para Nova York. Cinco dias depois iria para Londres participar de um encontro com líderes regionais de Marketing e logo voltaria para o Brasil.

Em apenas sete dias, havia cruzado América do Norte, Europa e América do Sul. Era apenas mais uma viagem de rotina. Afinal, cruzar oceanos em um curto espaço de tempo era bastante comum em minha vida desde 2009. Porém, o retorno desta viagem foi diferente.

Dois dias após desembarcar, no fatídico 11 de setembro, fui convocada para uma reunião. Na sala, estavam o vice-presidente de Marketing, o vice-presidente de Recursos Humanos e o Jurídico. Fui demitida.

Sentimentos contraditórios passaram pela minha cabeça naquele momento. Ao mesmo tempo que me senti honrada por não fazerem a dispensa pelo telefone (o que é muito comum em empresas globais), percebi que estava arrasada, pois meu dia havia chegado.

Alívio e vergonha

Estava aliviada por sair de um lugar que já não me fazia mais feliz, mas muito triste e envergonhada, pois nunca tinha enfrentado uma demissão A realidade era que, a partir daquela data, pela primeira vez na minha vida, após 18 anos de uma carreira sólida como executiva de marketing, eu estava desempregada.

Não teria mais rotina nem para onde ir quando acordasse no dia seguinte. Tentei abandonar praticamente todos os hábitos que me lembrassem aquela fase. Assumi integralmente o meu trabalho de mãe, afinal, era hora de estar mais presente do que nunca com minha família e filhas.

Porém, existia apenas uma rotina que não pude abandonar de imediato: as idas à fisioterapia, em função de uma hérnia cervical adquirida nos últimos anos, e ao cardiologista, que me ajudava no controle da redução do colesterol que nunca esteve tão alto.

Sem um novo emprego

“Ligia, você está proibida de aceitar qualquer proposta de emprego nos próximos três meses. Você precisa entender o que você quer. Você merece um tempo.” Ouvi esta frase do Beto, meu marido, na semana seguinte após minha demissão.

Na manhã daquele dia recebi a ligação de um headhunter que me ofereceu um salário monstruoso para ser diretora de uma empresa com duzentas pessoas abaixo de mim. Aquela oferta confortou o meu ego, mas ao mesmo tempo fui tomada por um pânico só em imaginar que estaria sendo aprisionada novamente.

Aqueles dizeres (“você merece um tempo”) me encorajaram a recusar a proposta. Me permiti, nos meses que se seguiram, dedicação integral à mim, à minha família e aos amigos. Deveria ter passado pela minha cabeça “você está a caminho de dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos, Ligia”.

Férias inspiradoras

Em dezembro de 2013, quase três meses após a demissão, tirei as primeiras férias da minha vida em que eu estava literalmente de férias. Eu estava muito feliz, contemplativa, me sentindo plena por estar com o meu marido e com minhas duas filhas na Califórnia por quase 30 dias.

Era um privilégio. Viajávamos sem compromisso, sem pressão, sem ter que ler emails, sem ter que atender a reuniões “importantes”. Eu estava apenas de férias. Só ali, curtindo cada dia, cada lugar, cada pôr do sol.

No percurso de São Francisco à Monterey, pela Highway One, paramos em um mirante para observar a migração das baleias. Após alguns minutos, atravessamos a estrada para tomar um café em um pequeno bar.

Ocupamos uma mesa bem pequenininha em frente ao balcão cheio de doces maravilhosos onde pedimos cafés e muffins de blueberry. De repente, passei a observar a atenciosa senhora que estava no caixa, administrando cautelosamente as finanças do estabelecimento.

Acima de sua cabeça havia uma placa com os seguintes dizeres: “We reserve the right to refuse service to anyone”. (“Nos reservamos ao direito de recusar serviço a qualquer um”, em tradução livre). A frase naquela mini placa suja e antiga, se transformou no mantra que mudou minha vida.

Mensagem que liberta

Nunca uma frase fez tanto sentido como aquela naquele momento. Para mim foi libertador ver que os donos de um mini bar de estrada se posicionavam daquela forma perante os seus clientes e eu nunca havia me permitido, ou melhor, nunca soube que teria o direito de recusar um serviço a alguém.

A cultura brasileira e latina é subserviente. Somos incentivados a dizer “sim” sempre para tudo e todos. Damos sempre um jeitinho e nos condicionamos a agradar aos outros e não a nós mesmos.

Muito discretamente fotografei a placa. A partir daquele dia, não consegui mais pensar em outra coisa a não ser que “aquilo” seria o meu novo lema. Dali em diante, reassumiria meu poder pessoal e não faria mais nada que não estivesse alinhado com meus valores pessoais e objetivos de vida. “O primeiro passo em direção aos seus sonhos, Ligia”.

Novo passo profissional

“Eu sou o que faço, eu faço o que sou”. Compreendi que eu e o meu novo passo profissional seríamos apenas uma única pessoa.

Compreendi que não abriria mão de educar minhas filhas, nem de estar perto da minha família por emprego convencional nenhum.

Compreendi que minha paixão e habilidade estão em inspirar, liderar, provocar e impactar positivamente as pessoas.

Compreendi que meu trabalho precisava ter significado. Eu não queria acordar para apenas cumprir protocolos e sim para transformar.

Compreendi que todo o meu conhecimento e formação são apenas ferramentas e técnicas, que me fortalecem e geram segurança para que eu possa exercer minha missão com excelência.

Transição de carreira

“Estamos passando da era da tecnologia para a era da humanização. A grande dificuldade da humanidade no momento é a falta de foco. O mundo está globalizado, temos acesso a tudo a qualquer hora, porém, enquanto não entendermos o que estamos buscando, continuaremos perdidos”.

Este foi o principal insight que tive, em setembro de 2014 — portanto, um ano depois de ser demitida —, quando assumi efetivamente meu novo papel. Passei de executiva a empreendedora e fundei o Thank God it’s Today.

Acredito que todo dia é dia de aprender tudo que a escola não nos ensinou para termos uma carreira e vida de sucesso. Notei que as pessoas estão sempre esperando o momento ideal, o dia perfeito, sonham em ganhar na loteria, esperam o próximo bônus, a casa dos sonhos, o príncipe encantado, a mulher perfeita.

O dia perfeito é hoje

A grande maioria delega seu poder pessoal aos chefes, parceiros, postergam casamentos, maternidade, ficam esperando o superior definir seu próximo passo profissional. Viver na espera é comum e muito mais fácil. Quantos desenham metas inalcançáveis? Ou melhor (pior), nem metas tem?

O avanço tecnológico, por sua vez, chegou para mudar o comportamento e hábitos da nossa geração. A mesma geração que se perdeu completamente em função de tantas opções e precisa redescobrir-se urgentemente.

Thank God It’s Today surgiu porque acredito que o dia perfeito é hoje! A melhor hora é agora! O lugar é este e não podemos esperar! Hoje é e sempre será o grande dia para dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos.

O TGI Today surgiu para encorajar, inspirar a todos e relembrar que hoje é o grande dia para você resgatar o seu poder pessoal, compreender a si próprio, reavaliar valores importantes para seu momento de vida.

O mundo mudou, não temos mais tempo para viver infelizes ou doentes. Somos, sim, 100% responsáveis por nossa história. Chega de conformismo, de protagonizar o papel de vítima. Você precisa dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos.

É hora de liderar a sua própria história, sua carreira, a sua vida! Hoje, sou empresária, fundadora do Thank God it’s Today. Acredito que é através do indivíduo que transformaremos o coletivo. Por isso, trabalho com pessoas e empresas, as incentivo a dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos através do TGI Today.

Estratégia pessoal, marketing e business

Em 2015, criei a TGI Today Business Academy que é uma Escola de Estratégia Pessoal, Marketing e Business para pessoas inovadoras que sonham em viver e trabalhar com mais significado, além de, logicamente, gerar lucro.

A proposta do Business Academy é ampliar a consciência de cada indivíduo, que compreenderá o novo momento do mundo, seus valores, habilidades individuais e se responsabilizará em contribuir, seja em sua profissão ou em um novo projeto de forma mais efetiva, única, autêntica, imprimindo a sua marca pessoal.

O Business Academy é arrojado. Não é um programa convencional, não segue modelos acadêmicos tradicionais (até porque não sou pedagoga, nem tenho habilitação formal de ensino).

TGI Today tem como filosofia a experiência, o storytelling, as vivências, os fatos e cases de sucesso suportados com muitos anos de estudos e com inovadoras técnicas de marketing digital, business, design thinking, empreendedorismo criativo, modelos de negócios, gestão financeira, neurolinguística, inteligência emocional, espiritualidade, técnicas de coaching, entre outras.

Para que ele existisse, foi preciso que eu parasse e pensasse “Ligia, você precisa dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos”.

TGI Today é um programa voltado para pessoas e empresas que buscam fazer a diferença no mundo e dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos. Para aqueles que compreendem um capitalismo mais consciente, que priorizam a busca pelo real propósito visando a lucratividade como consequência natural e verdadeira do seu business. Para todo que acreditam que hoje é o grande dia de transformar seu plano B em plano A. Sempre encarei o Business Academy, para estas pessoas, como o primeiro passo em direção ao seus sonhos.

Business = life style, o primeiro passo em direção aos seus sonhos

Minha filosofia de vida se tornou meu negócio. Minhas habilidades são minhas forças e hoje vivo com muito mais significado. Consegui unir minhas paixões que são ser mãe, construir uma família harmoniosa e inspirar pessoas. Assim como eu, você pode, sim, dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos.

É tudo muito novo, muito especial e desafiador. Hoje compreendo que minha missão exige muita responsabilidade, trabalho e estudo.

Estou pronta para viver plenamente este novo momento, trabalhar para inspirar e contribuir com a mudança.

Thank God it’s Today é um estilo de vida, uma nova forma de pensar. É acreditar, viver e vestir os seus valores diariamente. É ser você e entender que o mundo precisa do seu melhor!

Vem junto!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today