O que é meditação e como começar a praticar

Desde que comecei meu trabalho como instrutora de meditação mindfulness, um dos questionamentos que mais recebo é justamente o que é meditação.

Por isso, vou te trazer aqui algumas dicas super simples para entender melhor e começar a praticar hoje.

O que é meditação?

Meditação nada mais é do que um treino mental. Mas por que que hoje em dia tá tão em evidência? Isso é importante você saber.

Desde 2010, alguns cientistas começaram a comprovar a eficiência dessa prática. Esse treino mental traz para gente mais foco, regulação emocional e bem-estar.

Para entender o que é meditação, a gente precisa compreender que pode, sim, treinar a nossa mente para ser mais feliz, para trazer a nossa atenção para o nosso momento presente.

Quando a gente fala de regulação emocional, para reduzir o nosso estresse, a nossa ansiedade, tudo isso é comprovado hoje em dia pela ciência.

Você pode ver mais dicas no meu vídeo dando play aqui embaixo!

Como começar a meditar?

Então como você pode fazer entender o que é meditação e começar a praticar a partir de hoje? Você pode primeiro procurar um aplicativo gratuito, tem vários disponíveis.

Existem também vários livros que você pode ler sobre meditação para se informar mais.

No meu Spotify eu também disponibilizo práticas, você pode ir lá buscar pelas práticas gratuitas.

Você pode fazer treinamentos de meditação mindfulness. Eu tenho uma agenda de treinamentos online porque daí a gente aprende de forma estruturada.

As práticas de meditação vão contribuir para a nossa inteligência emocional, para que a gente possa não só viver no momento presente, estar autoconsciente, mas também atuar e nos comunicar com todos os outros.

Meditar nos permite interagir de uma forma plena, com conexão, com empatia, gerando confiança, que é o que a gente realmente deseja.

Dicas para iniciantes

A meditação é simples, mas você precisa de algumas técnicas. Vamos lá, se você quer começar a meditar a partir de hoje, primeiro, arrume um tempo.

Pode ser um minuto. Não tou te falando para arrumar 20, 30 minutos, não. Arrume um minutinho. Tenha a sua intenção e comece a participar de alguns grupos.

No meu canal do YouTube eu disponibilizo uma prática nova quarta-feira, você pode ir lá e aproveitar essa meditação guiada.

Para algumas pessoas faz mais sentido você seguir uma voz, alguém que está orientando.

Para outras, o silêncio também pode ser uma forma de meditação. Você pode caminhar e simplesmente prestar atenção em todo seu redor, sem música, sem conversa, simplesmente estando ali no seu momento presente.

Isso também pode ser uma forma de meditação. Você pode também passar a viver o seu dia inteiro com a presença, estando mindful, vivenciando todos os momentos do seu dia com atenção plena.

Meditação é um treino mental, quanto mais você pratica, mais você vai condicionando a sua mente para este treino.

É como se você fosse numa academia, a gente fala que é exatamente a mesma coisa. Só que esse treino mental, ele está trabalhando o córtex pré-frontal.

É uma parte executiva do nosso cérebro, responsável pelo discernimento, pelo controle das emoções, pelo foco.

Quanto mais você pratica, mais você fortalece essa área do seu cérebro, que vai te ajudar a ter mais foco, a regular as suas emoções e a viver com mais bem-estar.


Desenvolva sua atenção plena hoje! Clique aqui e baixe gratuitamente nossa prática de atenção plena.

Faça parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today! 

Hugs & Kisses
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today