4 dicas para ter mindset de atleta e alcançar a alta performance

Sempre fui apaixonada por esporte. Desde criança pratiquei diversas modalidades esportivas e, por quase oito anos, joguei vôlei federada em um clube de São Paulo. O mindset de atleta sempre fez parte da minha vida.

Mesmo que de uma forma amadora, o esporte me trouxe muitos ensinamentos, aprendizados e, principalmente, experiências e vivências. O mindset de atleta sempre esteve presente no meu dia-a-dia, na minha família, na minha forma de liderar pessoas no mundo corporativo, no meu jeito de ser mãe e na forma como enxergo todos desafios pessoais e profissionais.

Hoje, digo com clareza: quer ter alta performance? Então você precisa ter mindset de atleta. E, para ter mindset de atleta, você precisa experimentar, vivenciar sensações e desafios que imediatamente farão você compreender na prática como é ter alta performance.

Fora da zona de conforto

Compartilho com vocês minha última experiência que reforçou ainda mais esta minha tese e paixão. Em setembro de 2015, embarcamos em seis casais para um dos maiores desafios da minha vida: pedalar e realizar mountain biking por seis dias seguidos, média de 50 km por dia. Alguns dias tiveram 70 km, outros 30 km, enfim, quilômetros e muitos quilômetros para amadores. Era hora, de mais uma vez praticar o mindset de atleta.

Alta performance é ir além, é sair da zona de conforto, compreendendo que o que você vai viver, sentir e experimentar fará de você uma pessoa ainda melhor

É com este mindset que fui em frente e compreendi mais uma vez os 4 Ps essenciais para você cumprir com todos os seus objetivos e ser alta performance.

Pessoas

Equipe são pessoas que você encontra ao longo da vida unidas por paixões em comum. Pessoas são importantes, pois em alguns momentos, acreditam mais em você do que você mesmo. Pessoas te incentivam ir em frente, pois sabem que você é capaz, mesmo quando você está exausto. Pessoas te acalmam naquele momento em que você está quase desistindo e tem certeza de que aquilo não é para você. Sempre alguém diz: falta pouco. Você acredita, mesmo sabendo que ainda falta muito!

Persistência

Você é o grande responsável pelo seu sucesso e cumprimento da sua meta. Um ano antes desta viagem eu havia rompido o ligamento do joelho, realizado uma cirurgia que me deixou quase seis meses de repouso entre recuperação, fisioterapia e retorno as atividades físicas. O dia em que a viagem foi marcada fiz de tudo, persisti, foquei, fui determinada para poder estar em boas condições e cumprir com o percurso, afinal, a única pessoa que perderia a oportunidade de ter uma experiência única como esta, seria eu mesma.

Planejamento

Organize sua agenda ou alguém o fará por você. Éramos seis casais, todos com famílias, filhos, problemas, trabalhos, encrencas, falta de tempo, enfim, pessoas comuns, porém, o que nos diferencia dos demais é que todos temos muito propósito de vida. Com muitos meses de antecedência, precisamos nos planejar e estruturar nossas casas, trabalhos, agenda de filhos para poder viajar e cumprir com nosso objetivo.

Seria mais simples não sair de casa, pois planejar uma rotina familiar para o casal ficar fora 15 dias dá MUITO trabalho. Crianças ficam doentes, imprevistos acontecem, abastecer a casa de mantimentos, organização de agendas telefônicas, planos de saúde. Uau, é demais. Inclusive conheço muita gente que não viaja por esse motivo.

Prática do mindset de atleta

Treinar, treinar, treinar. Você sempre pode ir além. Treinar faz você compreender que apenas com muito treino você terá fôlego o suficiente, musculatura o suficiente, foco o suficiente. Quanto mais treino, maior seu auto-conhecimento e com isso você conhecerá o seu limite e trabalhará para sempre superá-lo.

E assim foi a primeira de muitas viagens de bike pelo mundo que faremos daqui pra frente. 🙂

Pessoas, Planejamento, Persistência e Prática são comportamentos fundamentais para você viver com mais sentido e ir em busca daquilo que te motiva ir sempre além, ser uma pessoa melhor e viver no hoje tudo que faz sentido para você. Eu adoraria escrever muito mais sobre esta viagem, mas quero desafiar vocês a viverem em alta performance a partir de hoje. Quero incentivá-los a darem o primeiro passo.

Se você quer iniciar algo novo hoje, procure pessoas que também querem fazer o que você faz, dê o primeiro passo, afinal, você é o grande responsável para ir em busca dos seus sonhos.

O grande dia é e será sempre hoje!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today