Médico ou marketeiro: não importa quem você é, mas o que faz?

Recentemente viajei para Santa Clara, Califórnia, para estudar sobre marketing digital. Existiam aproximadamente 700 pessoas e 10 Brasileiros. Curiosamente, no grupo dos brasileiros estava um Médico Otorrinolaringologista e Cirurgião Plástico de Face que atua em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ambos eram ou médico ou marketeiro.

Devo confessar que achei um pouco estranho um médico estar participando de um congresso de Marketing. Minha curiosidade foi tamanha que durante nosso primeiro bate papo já o questionei sobre a expectativa dele com relação ao assunto.

Ex-futura médica

Naquele momento, Dr. Marco Aurélio Asato, com sua sabedoria oriental me respondeu: quero transformar a medicina no Brasil. Os médicos precisam aprimorar o trabalho de relacionamento com seus pacientes e passar a usar a tecnologia a nosso favor.

Uau, alguém que fala a minha língua. Como me identifiquei, contei a ele que aos 16 anos, eu, Ligia Costa, havia prestado vestibular para Medicina.

Não fui bem sucedida na primeira tentativa e, mesmo fazendo cursinho de Biológicas, a incerteza desta fase pré-adulta fez com que eu passasse de médica a marketeira em apenas 6 meses. E assim iniciou-se minha carreira no mundo de Marketing, Comunicação e Tecnologia. Descobri ao longo destes 20 anos que existe muita sinergia nestas duas profissões.

Médico ou marketeiro, você precisa aprender a lidar com as pessoas, seja em projetos ou em suas necessidades de saúde. E muito está em jogo no seu trabalho: a saúde e o bem estar de alguém ou a imagem e reputação de uma empresa.

Médico ou marketeiro: 3 semelhanças que comprovam que não importa quem você é, mas, sim, o que você faz

#1) Médico ou marketeiro  só são reconhecidos e bem avaliados em suas profissões, quando compreendem em profundidade as necessidades do seu cliente/paciente e criam estratégias que solucionam/ previnem/ antecipam os seus problemas.

#2) Médico ou marketeiro passam a maior parte do seu dia atendendo pessoas, ouvindo seus dilemas, expectativas e frustrações. A agenda de ambos é completamente lotada de reuniões, seja com clientes, fornecedores ou parceiros, sem falar das viagens e congressos.

#3) Médico ou marketeiro tem como missão ajudar pessoas a serem mais felizes. Ambos são empreendedores que tem como propósito ajudar pessoas, transformar e buscar soluções inovadoras com o apoio da tecnologia como ferramenta de suporte.


Leia mais

Ei, acredite: é possível trabalhar, pagar as contas e ser feliz

Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas


Portanto, hoje, compreendo que, muito além do rótulo de uma profissão, existe a intenção de um ser humano querendo transformar, influenciar e deixar um legado positivo.

Foi muito bacana ver um médico querendo trazer princípios de Marketing para transformar a Medicina e a marketeira querendo ajudar as pessoas através da neurociência.

Estamos todos conectados através da tecnologia, que é a ferramenta que nos permite sermos todos comunicadores.


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today