Mediação de conflitos: é preciso ouvir e entender todos os lados

Recentemente participei de um café da manhã em um instituto super reconhecido em São Paulo, onde o tema abordado foi mediação de conflitos. O que me levou a participar deste evento foi a minha curiosidade sobre como as empresas e as pessoas em geral, estão lidando com este tema que, infelizmente, virou tão frequente e comum.

O conflito sempre existiu. É inerente do ser humano viver em conflito, afinal, a partir do momento que pessoas não concordam com as mesmas regras ou tem pontos de vista distintos sobre o mesmo assunto, já podemos dizer que um conflito se instalou. Por isso é sempre importante que a mediação de conflitos também esteja presente, para evitar desentendimentos.

Mediação de conflitos na vida pessoal e profissional

Os conflitos podem ser explícitos ou velados e a grande maioria de nós simplesmente finge que nada está existindo, até que a relação fica insustentável. Não importa se estamos falando de profissionais ou da nossa vida pessoal.

Um dado curioso: quanto maior o nível hierárquico, maior o jogo de poder e a necessidade de fazer a sua verdade prevalecer, consequentemente, o ego sobressai ao bom senso. Ué! Não era de se esperar de um líder ou de um pai de família uma mediação de conflitos nata? A busca do senso comum? Onde nos perdemos? E, como lidar com isso?

Me surpreendi ao saber que as empresas e famílias estão buscando absurdamente a contratação de serviços de experts em mediação de conflitos para solucionarem seus problemas. A situação chegou a um ponto onde já não se existe conversa entre as partes. Isto é grave, ao menos para mim. É muito grave. Socorro! Acordem.

Thank God it’s Today – O que a escola não nos ensinou:

#1 Dica – Precisamos praticar em nossa sociedade o “saber ouvir sem julgar”, pratique uma gestão mais humanizada. Simplesmente ouvir e entender o ponto de vista de todos os envolvidos na situação é a saída para alguns conflitos.

#2 Dica – Todos podemos praticar a mediação de conflitos em nossas vidas. Ninguém tem a verdade absoluta. Converse abertamente sobre o problema e se responsabilize pela sua parte.

#3 Dica – Seja mais flexível e aprenda a cada dia com o outro, dê feedback com frequência. Não espere a bomba estourar.

#4 Dica – Aprenda a dizer não e respeitar seus valores!


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HUGS & KISSES 🙂
Ligia Costa

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Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

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