Inteligência emocional e finanças: entrevista com Thiago Godoy

Estamos no controle das nossas emoções? Em meio a pandemia, o mercado financeiro fala de home office, inteligência emocional e inclusão.

Conversei com Thiago Godoy, Head de Educação Financeira, XP Investimentos e foi um bate papo cheio de insights sobre como lidamos com o dinheiro, estratégias de mindfulness e outras coisas que você confere a seguir!

A empresa

A XP Investimentos fundada em 2002, a empresa é hoje a maior corretora de investimento de valores do Brasil. Ela já ultrapassou a marca de 2 milhões de clientes e R$ 366 bilhões sob custódia, de acordo com números do final do primeiro trimestre de 2020.

Com muito orgulho e gratidão tive a oportunidade de conversar sobre inteligência emocional, mindfulness e educação com o Thiago Godoy, Head de Educação Financeira na XP.

Ele é mestre pela FGV em Pesquisa em Educação Financeira, com especialização em Sustentabilidade (University of British Columbia), MBA em Marketing (FGV) e Graduação em Administração (UFJF).

É um profissional com 12 anos de experiência no desenvolvimento de projetos educacionais de alto investimento e impacto.

Veja o bate papo completo que tive com o Thiago aqui embaixo! Ele compartilhou sua história, seus projetos e a experiência em trabalhar em uma empresa com mais de 2000 funcionários, cujo propósito é transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas

Por que falar de inteligência emocional no mercado financeiro?

O que me impulsionou conversar com o Thiago foram recentes publicações do fundador Guilherme Benchimol referente a Home Office, Saúde Mental e Inclusão de 50% de Mulheres no quadro de colaboradores da XP. 

Em nossa conversa, Thiago trouxe sua experiência pessoal, como foi sentido o impacto dessas mudanças e, principalmente, a questão do home office.

Por isso, falamos também sobre quais as competências desejadas nos os funcionários para este momento, uma vez que trabalhar remotamente nunca foi o padrão.

Quais habilidades estão sendo desenvolvidas e quais os desafios enfrentados? O que esperar de profissionais, que estão entrando no mercado de trabalho? 

XP Expert 2020

Vale ressaltar também que mesmo em meio à pandemia do COVID-19, a XP continuou sendo criativa e inovando.

O XP Expert 2020 foi o maior evento de investimento do mundo, realizado 100% online. Ele impactou mais de 5 milhões de pessoas e teve seu encerramento com presenças internacionais de grande renome.

Dan Ariely, professor e autor israelo-americano, deu uma verdadeira aula sobre economia comportamental ao abordar uma questão presente em todos: estamos no controle das nossas emoções?

Dan Ariely diz: “Para ganhar confiança é preciso mostrar que se tem mais preocupação com os outros do que com si mesmo. E é isso é que os líderes globais deveriam fazer”. 

O professor trouxe ainda outras palavras para o conceito de Liderar com Compaixão.

Ele é, basicamente, estarmos a serviço, compreendendo que somos interdependentes. Uma habilidade poderosa que precisa de muito treino e desenvolvimento de inteligência emocional.

Veja a palestra completo do Dan Ariley clicando aqui.

Equidade de gênero e liderança

Outro tema que tem sido abordado globalmente refere-se a equidade e inclusão de mulheres em posições de liderança.

Em 2017, a Mckinsey, em seu relatório de diversidade de gênero, concluiu que a diversidade está correlacionada a lucratividade e geração de valor.

Em 2020, A XP anunciou publicamente que será a primeira empresa do país ao assumir 50% de mulheres entre todos os colaboradores.

Essa é uma meta arrojada para um país ainda considerado masculino no seu estilo de liderança comando e controle, agressivo, dominador e pouco colaborativo. 

Para mudanças culturais acontecerem, é necessário quebras de paradigmas e multiplicação de novos conceitos, treino de empatia e inclusão.

Essas habilidades estão intimamente ligadas ao desenvolvimento de inteligência emocional e mindfulness.

Apenas com elas teremos uma liderança inclusiva e equânime. Achei extremamente positivo o encerramento do XP Expert com com a Malala, que tem como valor a educação e inclusão e empoderamento da mulher.

Bastante coerente e alinhado com a meta estratégica da empresa. Malala que trouxe como mensagem “Confie na sua voz e acredite que você pode ser a mudança”.

Veja a entrevista completa da Malala, realizada pela diretora Marta Pinheiro, sócia e diretora ESG na XP clicando aqui.

Em outras palavras, para finalizar, não poderíamos deixar de observar o quanto as empresas aprenderam que com a crise existe a necessidade de uma mudança no estilo de gestão e a adaptação de uma nova cultura, estimulando que os líderes sejam mais inovadores.

“Os líderes precisam ser ágeis e eficientes. Antes nossos treinamentos eram focados na complexidade e temos que treinar agora para a leveza. Precisamos ter líderes disruptivos e inovadores, que estejam muito próximos do cliente”.

Inteligência emocional é essencial na formação

O novo líder sabe navegar entre as polaridades e ter um olhar irreverentes de gestão e liderança, algo muito relacionado a inteligência emocional.

Nesta entrevista, Thiago fala do perfil do futuro profissional, de com a liderança moderna precisa ter competências além de técnicas. Você pode encontrar o Thiago no LinkedIn.

Portanto, meditação e Inteligência Emocional estão entre habilidades poderosas que precisam ser desenvolvidas. 

Espero que você goste desta entrevista e conteúdos que deixamos para você. Deixe seu comentário, feedback e pergunta para que possamos falar ainda mais sobre Inteligência Emocional, Meditação e Saúde Mental no mercado de trabalho.

Obrigada Thiago Godoy que nos ofereceu seu tempo para trazer o seu olhar e experiência pessoal aos alunos da Graduação da FGV EESP.

O Programa POPE (Programa de Orientação Profissional e Emocional), sob a coordenação da Dr. Karen Scavassini, do Instituto Vitta Allere, tem sido implementado na universidade desde 2019 com o objetivo de preparar alunos através de cuidados da saúde mental, desenvolvimento de inteligência emocional, meditação e orientação de carreira para que eles sejam grandes e bem sucedidos no que escolherem fazer. Fazem parte deste programa: Asec, TGI Today e Cia. de Talentos.

Cada vez mais empresas estão levando a inteligência emocional para seus liderados. Oferecemos um programa corporativo de inteligência emocional e mindfulness e nesta página você consegue também fazer o download da agenda do treinamento. 

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today