10 erros básicos de estratégia e planejamento que empreendedores cometem

Qual a diferença entre marketing, planejamento estratégico, marketing digital para empreendedorismo, ferramentas de marketing, relacionamento com cliente, funis de conversão, posts em redes sociais, conteúdo programático, entre outras dezenas de formas de promovermos o nosso negócio?

Tudo isso que listei possuem funções dentro de um empreendimento e devem ser trabalhadas para que o negócio dê resultados. Acreditar que elas são equivalentes ou podem existir de maneira independente já é um equívoco comum no mundo do empreendedorismo.

Milhares de profissionais cometem sempre o mesmo erro! Quando precisam de novos clientes, dizem que devem fazer marketing e, consequentemente, focam em microssoluções e, muitas vezes, em ferramentas. E, óbvio, não obtém o resultado esperado!

Talvez para mim seja fácil falar sobre esse assunto, afinal, são vinte anos dedicados ao planejamento estratégico, marketing e empreendedorismo, marcados por muito trabalho, não apenas em agências de publicidade com gigantes multinacionais de telecomunicações e internet. Vou tentar simplificar esse assunto e dividir alguns erros para que você não os cometa no seu novo empreendimento.

Antes, deixe para mim abaixo nos comentários as estratégias de marketing que você já desenvolveu ao começar no empreendedorismo e que não trouxeram o resultado esperado, fazendo com que você se visse em uma situação tensa! Sua experiência pode ajudar centenas e até milhares de empreendedores a não caírem na mesma armadilha!

Não importa se você tem uma pequena empresa, um consultório, uma agência de viagens, uma loja: tudo isso está incluído no empreendedorismo. Mesmo que falte estrutura ou funcionários para que você desempenhe todas as suas atividades da maneira como você idealiza, é importante que você se coloque todos os dias no papel de administrador do seu negócio!

A primeira grande oportunidade do empreendedorismo aparece quando você tem a chance de ser líder da sua história e um gestor com visão a médio prazo. Quando conseguir olhar o que você faz como um observador, pode ter certeza de que estará no caminho certo!

Divido aqui os 10 erros mais comuns para que as pessoas que buscam empreender, criar seus negócios e ganhar mais dinheiro com o que amam não os cometam.

1. Achar que ferramenta virtual é estratégia

“Basta criar uma conta no Instagram que meus clientes virão”. Erro! No empreendedorismo, muitas vezes você nem sabe se o Instagram será a ferramenta correta para encontrar o seu cliente. Antes de mergulhar no universo das redes, é preciso conhecer o seu público-alvo e a forma com que ele se relaciona com as mídias virtuais. Somente a partir daí é possível colher frutos maduros em forma de leads, novos clientes e desenvolvimento da identidade e da autoridade da marca.

2. Copiar os outros e não criar sua própria identidade

Este é outro erro comum: copiar estratégias de marca é um dos principais equívocos no universo do marketing. Isso porque, a médio prazo, você não terá personalidade, sua empresa não terá alma e você perderá valor. Cada empreendimento funciona de maneira diferenciada, possui alvos e objetivos únicos, por isso, no empreendedorismo a longo prazo, a cópia é somente prejudicial aos seus negócios.

3. Esquecer do pós-venda após conquistar o cliente

Se preocupar apenas em conquistar o cliente e descuidar do pós-venda, não observando a retenção. A fidelização de clientes é uma das principais etapas de consolidação da sua marca, uma vez que, além de converter com frequência, o cliente fidelizado também faz trabalho de divulgação e recomendação orgânicos para você. Aplique estratégias que aumentem a satisfação do seu cliente no pós-venda e o estimule a voltar com frequência.

4. Focar apenas em disputas de preço

Erro! A médio prazo, o preço perde o valor, o que fideliza seu cliente é a relação pessoal com a marca. É muito importante gerar identificação com o seu público-alvo. As pessoas apenas comprar um determinado produto se sentem-se representadas e atraídas por ele em diversos níveis. É claro que a estipulação de um valor é importante, mas não deve ser seu único foco ao iniciar em algum dos ramos do empreendedorismo.

5. Esquecer dos concorrentes

Não olhar a concorrência e as necessidade do mercado é um erro, já que estar sempre a par do que está ocorrendo no mundo dos negócios e na sua área é essencial para estruturar suas diretrizes estratégicas de marketing. E apenas com este tipo de definição consolidada é possível avançar no seu empreendimento.

6. Achar que os outros vão ter respostas para você

Erro! É claro que estar sempre atualizado com relação aos cases de sucesso da sua área de atuação é importante para a etapa de benchmarking, mas todo o processo de criação de estratégias para o seu empreendimento deve ser único e original.

7. Não tentar unir seu propósito de vida e de negócio ao longo da sua carreira

Focar apenas no dinheiro e no lucro que a aplicação do empreendedorismo irá trazer para você não irá garantir o sucesso da sua empresa. Busque sempre trabalhar em algo no qual você acredita. Gerir um negócio de propósito aumenta as chances de satisfação pessoal e dos clientes.

8. Não conhecer claramente o seu público estratégico 

Os anseios e expectativas do seu público-alvo serão o principal combustível para o seu empreendimento. A realização de uma pesquisa de mercado e a criação de ao menos duas buyer personas é uma etapa fundamental para nortear as abordagens futuras a serem utilizadas no seu empreendimento.

9. Não saber fazer a gestão financeira do seu negócio

Esquecer do fluxo de caixa e dos períodos de sazonalidade do mercado é um erro muito comum no empreendedorismo. Por mais que um dos pilares de qualquer negócio que se encaixe no empreendedorismo seja a experiência positiva do cliente, nunca se deve esquecer que você está gerindo um negócio e que ele precisa de uma administração financeira competente para funcionar corretamente.

10. Não ter planejamento integrado anual

Não olhe apenas para a conta a ser paga no final do mês. Tenha sempre uma visão ampla do que você pretende alcançar com o seu empreendimento a curto, médio e longo prazo. Fazer projeções e traçar metas diferentes para cada período é fundamental para que a estrutura do seu negócio se solidifique.

Eu sei, são muitas as competências e as habilidades que devem ser desenvolvidas para o seu negócio prosperar. Minha dica final: tenha sempre um olhar de gestor e crie o seu planejamento estratégico, ou seja, adapte-se e se antecipe às necessidades do mercado.

O seu negócio terá mais clientes e você estará feliz no momento em que você estiver com o seu propósito pessoal e profissional alinhado. A partir do momento que o seu propósito vir antes do lucro, novas oportunidades surgirão e você cumprirá a sua missão!

Thank God it’s Today: todo dia é o grande dia para irmos em busca dos nossos sonhos!


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Ligia Costa

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Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

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