Como manter a produtividade durante o COVID-19

Como manter a produtividade durante o COVID-19? É simples, mas pode ser difícil de você inserir na sua rotina.

Nesse post de hoje, vou trazer aqui para você 3 dicas muito poderosas. Para mim, produtividade está totalmente relacionada ao seu estado emocional. Ao como você se expressa, ao como você se apresenta no seu dia, na sua vida e no seu trabalho.

Seja grato

Então a primeira das minhas dicas de como manter a produtividade durante o COVID-19 é justamente relacionada a esse estado interno.

Para que você realmente seja produtivo, você precisa ser grato. Compreender e tentar trazer gratidão pelo seu momento.

O que você poderia agradecer hoje, agora? Quais são as bençãos que acontecem na sua vida? E talvez você fale: “Ah, eu só vejo problema, eu só vejo estar em casa, isolado, notícias ruins.”

OK, pode ser uma escolha sua. E é por isso que eu estou dizendo que a produtividade está totalmente ligada ao seu estado mental e ao que você quer trazer para a sua vida.

Você pode ver mais sobre produtividade na pandemia no meu vídeo aqui embaixo.

Então, o primeiro passo: tente buscar coisas boas e agradecer todos os dias, pelo menos 3 coisas que aconteceram.

Eu, por exemplo, sou muito grata pela minha família, pelas minhas filhas, pela saúde, por ter o lugar onde eu moro, pela alimentação, por todas as pessoas que estão envolvidas para que tenha alimento no meu prato hoje em dia.

Tente ir além e pensar pelo que você é grato, mesmo que você esteja enfrentando momentos duros e difíceis, com pessoas na família doentes ou pessoas na família perdendo o trabalho.

Tenta encontrar lá no fundinho uma gratidão. Porque sem essa gratidão, a gente não é capaz de visualizar o futuro. Sem conseguir visualizar o futuro, não existe motivação e energia para descobrir como manter a produtividade durante o COVID-19.

Quando estamos o tempo inteiro reclamando, com sentimento de culpa, com raiva, estamos na escassez, na falta, na sobrevivência.

Quando estamos ali, é um ciclo vicioso da reclamação em que, enquanto não somos capazes de estar no meu momento presente. Esse é justamente o segundo ponto que eu quero trazer para vocês.

Agradeça, sendo bom ou ruim. Seja grato pelo que você tem neste momento.

Foco e consciência no hoje

O segundo passo é estar consciente no seu hoje. Enquanto não estamos conscientes daquilo que temos hoje, não seremos capazes de visualizar um futuro próspero.

Porque a gente fica o tempo inteiro projetando o futuro: “O que eu vou fazer depois que o COVID acabar?”, “Como vão ser minhas férias?”, “Será que eu vou ter aumento salarial que estava esperado?”.

Ou então pensamos: “Lá atrás deixei de fazer alguma coisa.” O momento presente é o hoje, o agora. E é nele que você precisa focar para aprender como manter a produtividade durante o COVID-19.

Você não tem esse futuro que está incerto e você não tem mais o passado. Para que você seja realmente produtivo durante essa fase COVID-19, gratidão, presença e tente exercitar a compaixão.

Tenha compaixão

Faz bem a gente fazer o bem. Pode ser uma ligação, uma mensagem… A gente desejar o bem para outra pessoa, mesmo que ela esteja completamente distante, faz bem para gente.

Tente evitar e fugir de ficar multiplicando notícias ruins, o terror, o medo, fuja disso.

A mídia tem essa intenção e o interesse em causar medo, estresse e pânico na gente, porque estamos o tempo inteiro reagindo por um impulso.

Mas podemos cultivar a nossa paz interna e escolher como vamos enfrentar essa situação real, dura, difícil, dolorida, com olhar de um pouco mais de humanidade.

Como manter a produtividade durante o COVID-19

Para que você seja realmente produtivo, cuide da sua saúde emocional e mental. Tenha gratidão.

A partir de hoje, escolha três coisas boas pelas quais você é grato. Escreva aqui para mim, alguma coisa você vai encontrar.

Presença, foco, medite para que você viva o hoje e o agora, que é tudo o que você tem.

Todas as quartas-feiras você encontra novas práticas de mindfulness no meu canal, comece a meditar comigo!

Por fim, compaixão. Tente desejar um pouco mais o bem para o outro porque isso vai fazer tão bem para você que você vai desejar fazer cada vez mais.


Desenvolva sua atenção plena hoje! Clique aqui e baixe gratuitamente nossa prática de atenção plena.

Faça parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today! 

Hugs & Kisses
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today