Como começar a meditar com o mindfulness?

Como começar a meditar? Eu sou instrutora de mindfulness, que é um tipo de meditação.

Hoje vou falar aqui para você os princípios e como você pode, a partir de já, mesmo sem nunca ter tido uma experiência, passar a meditar.

Quando se fala de meditação mindfulness, o nosso princípio é a habilidade de estar no nosso momento presente.

Mas sempre com duas atitudes: uma atitude de curiosidade e de bondade, de gentileza com a gente mesmo.

Aí você me pergunta: “Ligia, como estar no momento presente?”

Você pode assistir ao vídeo abaixo onde eu dou mais dicas sobre como começar a meditar com mindfulness, dê o play!

Como começar a meditar?

Primeiramente, é preciso estar atento aos pensamentos, porque eles vão distrair.

A nossa mente, ela faz o quê? Que a gente pense no futuro, que a gente esteja distraído com barulhos, com coisas que passaram, com as notícias.

Tudo isso tira a gente do nosso foco e do nosso momento presente. Para você começar a meditar, você precisa simplesmente de uma coisa: ter a vontade, ter o interesse.

O próximo passo é simplesmente encontrar um lugar onde você possa sentar ou você pode também estar deitado.

Aqui, você vai apenas focar na sua respiração. Você vai trazer toda a consciência, toda a atenção à respiração que acontece no seu corpo. Inspire e expire tranquilamente.

Mas o que vai acontecer? Durante a prática e como começar a meditar, a sua mente vai distrair.

Você não vai conseguir ficar por muito tempo trazendo a atenção para a respiração.

Aqui entram os princípios de mindfulness que falei: tá tudo bem. Simplesmente observe que a sua mente distraiu e retorne a consciência de novo para a respiração. Quantas vezes forem necessárias.

Esse é o processo para quem deseja aprender como começar a meditar e até para pessoas em níveis mais avançados.

E os pensamentos?

Ah, vão vir pensamentos! Tudo bem, os pensamentos vêm e eles vão embora.

Você vai reconhecer que eles existem e, aos poucos, desaparecem porque você vai sempre retomar a atenção para a respiração.

Por que no nosso corpo e por que a respiração? Porque é uma ferramenta que vai estar com a gente em qualquer lugar, sempre.

Então, se você deseja aprender como começar a meditar, o primeiro exercício que você precisa fazer agora é trazer a atenção para respiração, só isso.

Por 15 segundos, 20 segundos, um minuto. Esse é o meu convite para você agora, vamos lá? Vamos praticar juntos?

Praticando

Encontre um lugar aonde você possa respirar. Não tem jeito certo nem errado neste primeiro momento.

Apenas foque na sua respiração, observe o ar entrando pela narina, inspire e expire tranquilamente.

Toda vez que a sua mente distrair, você reorienta a atenção para a respiração. É assim que a sua mente vai funcionar.

A partir do momento que você começa, tem a intenção e o interesse, simplesmente permita-se alguns minutos para começar a praticar.

Eu vou trazer para vocês algumas práticas mais completas, então inscreva-se no canal do YouTube!

Já temos uma série de aulas de meditação para iniciantes que você pode assistir aqui embaixo!

Vamos começar a treinar e desenvolver a nossa inteligência emocional a partir de práticas de mindfulness. Vou orientar você nos próximos passos, mas, para hoje, apenas a intenção.

Observe esse pensamento, essa mente que distrai, e reorienta para a respiração. É simples assim.

Qualquer um pode fazer e, conforme você pratica, vai aumentar e sustentar esse seu foco na respiração, vai distrair um pouquinho menos.

Será capaz de regular mais as suas emoções, não responder tão impulsivamente ao estresse.

Mas a gente precisa ter um combinado: demanda tempo, disciplina e você vai observar esses benefícios todos ao longo da sua prática.


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Hugs & Kisses
Ligia Costa

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Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

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